Impermeabilização de boxes de banheiro


Boxes de banheiros


Como os boxes de banheiros não são expostos a grande variação de temperatura, costumeiramente procura-se executar a laje com cuidados para boa cura e a sua impermeabilização é feita apenas através da cerâmica e um bom arremate com silicone na borda do tubo do ralo.

Por uma maior segurança pode-se aplicar manta asfáltica ou elastomérica, não havendo necessidade de se impermeabilizar o restante do banheiro, exceto no caso de existência de banheiras de hidromassagem, que por ser área mais úmida que o box, exige uma atenção maior quanto à impermeabilização.

No caso de se optar pela aplicação de manta na região do box, alguns cuidados devem ser tomados. As paredes devem ser de tijolo maciço pelo menos 20 cm acima do barrado de manta.

O barrado de manta nas paredes deve ter uma altura mínima de 50 cm e sua ancoragem feita na parede por um sulco de 4x4cm com inclinação de 45 graus.

 A manta deve sair 50 cm para fora do box e deve-se deixar uma sobra de 20cm para ser cortada após o piso acabado Antes da aplicação da manta, deve-se fazer os arremates de impermeabilização no ralo, ancoragem da esquadria do box (quando necessário). O ideal é se evitar o máximo possível, chumbamentos e intervenções no piso a ser impermeabilizado.