As coberturas são,de modo geral,as áreas das edificações que mais sofrem os efeitos do sol e da chuva.Nesses casos,mesmo uma argamassa ou concreto impermeável exige a proteção de uma membrana flexível,a qual acompanha o trabalho da estrutura,impedindo a infiltração de água por possíveis trincas e fissuras.Podem ser utilizados o Vedapren,Vedapren Branco, Frioasfalto,Carbolástico,Manta Asfálticaou o Vedatop Flex,conforme a situação.
A prática usual de assentar caquinhos,lajotas e outros tipos de pisos,visando impermeabilizar as lajes,é totalmente errônea.As infiltrações se dão justamente pelos rejuntamentos ou pelas trincas formadas pela dilatação do piso.
Tipos
Há dois tipos básicos de sistemas flexíveis: - Sistema flexível moldado no local:membranas e revestimentos poliméricos.
- Sistema flexível pré-fabricado:mantas asfálticas.
Locais de aplicação
Preparação das superfícies
1 -Preencher as cavidades existentes na superfície com argamassa de cimento e areia traço volumétrico 1:3,amolentando com uma parte de Bianco e duas de água.
2 -Tratar as trincas e fissuras de forma compatível com o sistema de impermeabilização a ser empregado.Abrir em forma de “V”na largura de 0,5cm com aproximadamente 1cm de profundidade.Imprimar com Neutrole,após sua secagem,preencher com Carbolástico 2. Quando da aplicação da 1ª demão da membrana, colocar em toda a extensão da trinca uma tira de tecido Vedatexcomo reforço.
3 -As superfícies devem estar suficientemente secas, de acordo com a necessidade do sistema de impermeabilização a ser empregado.
4 -O substrato a ser impermeabilizado não deve apresentar cantos e arestas vivas,os quais devem ser arredondados na forma de meia cana.Essa medida além de diminuir o risco de surgimento de trincas nos cantos,garante melhor ancoragem e continuidade da camada impermeabilizante, evitando excesso de argamassa regularizadora.
5 -As superfícies devem estar limpas,isentas de poeira, óleo, graxa, partículas soltas, etc.
6 -Toda superfície a ser impermeabilizada que requeira escoamento de água deve ter um
- Lajes de cobertura; - Terraços;
- Calhas de concreto;
- Áreas frias:banheiros,cozinhas;
- Áreas de serviço;
- Abóbadas;
- Reservatórios elevados.
tais como:
• Movimentação; • Forte exposição solar;
• Variações térmicas e vibração.Indicados para estruturas sujeitas à:
caimento mínimo de 1% na direção dos coletores.Esse cuidado é fundamental para evitar o empoçamento da água e conseqüente infiltração.
7 -Executar cuidadosamente os detalhes:juntas,ralos,rodapés,passagem de tubulações, emendas, ancoragem, etc.
Regularização da superfície
1 -A regularização das superfícies deve ser feita com argamassa impermeável de cimento e areia (0 a 3 m) no traço 1:3 e Vedacit,na espessura mínima de 2 cm.
2 -A camada de regularização deve estar perfeitamente aderida ao substrato.Para isso,é necessário molhar o concreto antes de se colocar a argamassa.Indica-se a utilização do Bianco como elemento de ligação,da seguinte maneira:
Preparar um composto adesivo com:
Aplicar o composto adesivo e,com ele ainda úmido,aplicar a argamassa. 3 -Essa argamassa é composta de:
O Vedacit deve ser sempre dissolvido na água de amassamento;
Executar o acabamento com desempenadeira de madeira,evitando-se deixar poças ou desníveis;
Os cantos e arestas serão arredondados no formato de meia cana,com raio mínimo de 8 cm;
Deixar um encaixe de 20 cm de altura e 2 cm de profundidade para as bordas da impermeabilização.Após o término da impermeabilização,arrematá-lo com argamassa;
Após os preparos,limpar a superfície perfeitamente.
1 parte,em volume,de cimento; 4 partes,em volume,de areia média; 2 kg deVedacit/saco de 50 kg de cimento.
1 parte de cimento; 2 partes de areia média.
Amolentar com solução Bianco:água - 1:2.