Em períodos chuvosos, é muito comum encontrar manchas escuras nas paredes, geralmente causadas pelo excesso de umidade. Essas manchas podem sofrer complicações e causar mofos nas paredes ou a degradação de pinturas, o que prejudica tanto a estética, quanto a estrutura de uma obra. Para que as chuvas deixem de danificar o interior da casa, é importante saber como acabar com a umidade nas paredes.
Antes de tudo, é preciso descobrir qual é a origem do problema. A umidade nas paredesinternas de uma casa pode vir tanto do seu interior, por infiltração, quanto pela umidade do ar dentro de casa. Uma boa dica é colocar um recorte de papel alumínio na área afetada por algum tempo. Caso a umidade se condense entre a parede e o papel, significa que ela é interna. Se a umidade for do ambiente, a parte visível do papel é que ficará condensada.
Umidade interna na parede
Quando a origem da umidade é no interior da parede, é necessário a aplicação de um produtoimpermeabilizante.Verifique se as manchas estão descendo ou subindo pela parede. Dessa forma, será possível identificar se o problema é no teto ou no piso da casa. As maneiras de solucionar o problema de infiltração podem variar de acordo com sua origem.
Umidade de fora para dentro da parede
Quando a umidade ocorre de fora para dentro da parede, onde acaba ficando mais visível, antes de tudo, é necessário remover a pintura e massa corrida até de 30 cm acima da mancha e chapiscar a superfície do tijolo. Feito isso, basta aplicar um revestimento impermeabilizante, como aVIAPLUS TOP ou VIAPLUS 1000. As demãos podem ser aplicadas com intervalos de duas ou três horas. Nesse caso, é recomendado ter um profissional qualificado para auxiliá-lo nesse problema e aplicar o produto da forma correta.
Umidade do ambiente
O excesso de umidade e a falta de ventilação no ambiente podem se refletir nas manchas e deteriorações das paredes do cômodo. Para resolver esse problema, algumas dicas simples já podem ajudar:
Evite deixar móveis, como armário ou cama, encostados em paredes que não recebam luz solar;
Procure deixar as janelas e cortinas abertas por um período do dia, para que haja circulação do ar;
Evite o uso de carpetes em cômodos pouco iluminados pelo sol e com pouca ventilação.
Em casos mais simples, para retirar as manchas de umidade das paredes, passe uma esponja umedecida com detergente na região. A solução de um copo de água sanitária misturada com 5 litros de água, passada com um pano, mata os fungos e renova a aparência da parede. Se necessário, aplique diariamente tais produtos para chegar ao estado natural da tinta.
Descobrir a origem do problema é a melhor forma de resolvê-lo e evitar que a umidade volte.
Alguém aí já teve problemas com umidade na parede? Compartilhe suas dúvidas com a gente!