Impermeabilização rígida passo-a-passo - Impermeabilização interna de paredes de encosta


Precauções

Caso o sistema de impermeabilização necessite,providenciar durante sua execução,proteção adequada contra a ação das intempéries.Impedir o trânsito de pessoas,material e equipamento estranhos ao processo de impermeabilização,durante a sua execução.

Observar as normas de segurança quanto ao fogo,no caso das impermeabilizações que utilizam materiais asfálticos à quente ou contendo solventes.Nessas situações,deve-se tomar cuidados especiais em ambientes fechados,no tocante ao fogo,explosão e intoxicação,a que o pessoal estiver sujeito,prevendo uma ventilação forçada.

Impermeabilização interna de paredes de encosta

As paredes devem ser revestidas internamente com argamassa impermeável feita com Vedacit, no mínimo 60 cm acima do nível máximo do solo,evitando,assim,o surgimento de umidade nos rodapés.

a)Chapiscar a parede com o mesmo traço descrito,usando Bianco; Passo-a-passo

Não se recomenda a utilização de lonas plásticas para impermeabilizar paredes de encosta,pois a umidade pode passar pelas emendas.

Argamassa impermeável: 1 lata de cimento; 3 latas de areia.

Misturar na proporção: 1 kg de Vedacitpara cada lata de cimento ou 2kg de Vedacitpara cada saco de 50kg de cimento.

Não utilizar cal.

Chapisco: 1 lata de cimento; 3 latas de areia.

Amolentar com uma solução de Bianco:água - 1:2.Usar areia grossa.

Passo-a-passo b)Rebocar o restante da parede com argamassa,utilizando o aditivo plastificante Vedalit,o qual proporciona a mesma trabalhabilidade da cal e sem o risco de promover o destacamento da argamassa de revestimento.

O Vedalité um líquido concentrado usado em argamassas de assentamento e reboco.

Oferece ótima trabalhabilidade,maior aderência, coesão e impermeabilidade, proporcionando ausência de fissuras e menor exsudação.

Vedalit é diluído na água de amassamento e o sarrafeamento é imediato.

A argamassa não precisa ser curtida.

Por não conter cal,a argamassa não se solta mesmo quando aplicada em piscinas,caixas d’água,porões e locais com pouca ventilação.

Manchas nos rodapés Provocadas pela água que ascende por capilaridade,pelo baldrame e contrapiso, quando não foi executada corretamente a impermeabilização; ou quando houver falhas na argamassa do revestimento externo,permitindo a infiltração de águas de chuva.

Traço da argamassa com aditivo plastificante:

Cimento:Areia - 1:8

Aditivo plastificante (Vedalit)- 100 ml para cada saco de 50kg de cimento. Usar areia média.

Indica-se,então,conforme o caso,remover a argamassa até a altura de 1,5 m e pintar com Vedajá em 4 demãos cruzadas,com intervalo médio de 6 horas entre as demãos.Em seguida,chapiscar a parede usando Biancoe recompor o revestimento com argamassa feita com Vedacit.

Manchas na altura do forro Ocasionadas geralmente por infiltrações que ocorrem através de fissuras existentes na laje de concreto ou nas mísulas.Portanto,além de impermeabilizar a laje com Vedapren,deve-se subir com a pintura até 20 cm nas paredes e platibandas. Outras causas desses tipos de manchas são as calhas e rufos danificados, infiltrações pelas platibandas e ralos entupidos.