Glossário do técnico em impermeabilização



 Acrílico:polímeros obtidos através de ácidos acrílicos ou metacrílicos e de seus derivados.

 Adesivo:substância ou produto capaz de manter materiais unidos pela junção de superfícies.

 Aditivo:produto adicionado a certas substâncias para modificar algumas de suas propriedades.

 Agregado:materiais inertes,de origem mineral,utilizados nas argamassas e concretos.

Água de condensação:água com origem na condensação de vapor d’água presente no ambiente sobre a superfície de um elemento construtivo deste ambiente.

Água de percolação:água que,obedecendo à lei da gravidade,escorre sobre as superfícies em direção determinada,não exercendo pressão hidrostática.

Água sob pressão negativa:água confinada ou não,exercendo pressão hidrostática superior à 1 kPa de forma inversa à impermeabilização.

Água sob pressão positiva:água confinada ou não,exercendo pressão hidrostática superior à 1kPa de forma direta na impermeabilização.

Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo:tipo de impermeabilização não industrializada aplicada em substrato de concreto ou alvenaria,constituída de areia,cimento, aditivo hidrófugo e água,formando um revestimento com propriedades impermeabilizantes.

Argamassa modificada com polímero:tipo de impermeabilização não industrializada aplicada em substrato de concreto ou alvenaria,constituída de agregados de minerais inertes,cimento e polímeros adequados,formando um revestimento com propriedades impermeabilizantes.

Asfalto:material sólido ou semi-sólido,de cor entre preta e marrom escura,que ocorre na natureza ou é obtido pela destilação de petróleo,que se funde gradualmente pelo calor e no qual os constituintes predominantes são os betumes.

Camada de proteção mecânica:estrato com a função de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes por sobre a camada impermeável,de modo a protegê-la contra a ação deletéria desses esforços.

Camada de regularização:estrato com as funções de regularizar o substrato,proporcionando uma superfície uniforme de apoio adequado à camada impermeável e fornecer a ela uma certa declividade,quando essa for necessária.

Condensação:o vapor de água existente no interior de um local entra em contato com superfícies mais frias,formando pequenas gotas de água que vão penetrando nas paredes, madeiras,etc.Esse fenômeno normalmente ocorre no inverno e favorece o crescimento de microorganismos que são prejudiciais à saúde,alterando a estética do local.

Criptoflorescências: são formações salinas,de mesma causa e mecanismo que as eflorescências,mas,nesse caso,os sais formam grandes cristais que se fixam no interior da própria parede ou estrutura.

Emulsão:dispersão de um líquido obtida através de um agente emulsificante. Estanqueidade:propriedade da impermeabilização de resistir à infiltração da água.

Eflorescências:são formações de sais nas superfícies das paredes trazidas do seu interior pela umidade,dando mal aspecto,provocando manchas,descolamento ou descoloramento da pintura.

Estalactite:são depósitos brancos - bicarbonato de cálcio - formados nos tetos,provenientes, geralmente,da cal livre do cimento,que reage com a água e o CO2do ar.É ocasionada geralmente por águas puras (chuva) que,por não conterem sais dissolvidos,tendem a dissolver a cal.

Estalagnite: são depósitos brancos - bicarbonato de cálcio - formados nos pisos.É formada por água com material alcalino (soda,detergentes,etc.) ou com ácidos (carbônicos,sulfídrico, húmico,etc.) provenientes de solos agressivos.Igualmente,pode ser provocada por argamassas feitas com areia originária de praia,não lavada.

Gelividade: a água depositada nos poros e canais capilares dos tijolos e do concreto congela em dias muito frios.Ela pode congelar numa temperatura de até 6ºC.A água,ao congelar, aumenta o volume; portanto,a formação de gelo na superfície acaba deslocando as camadas mais externas,desagregando paulatinamente os materiais.

Hidrófugo:produto destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros de um determinado substrato,podendo ser adicionado ao material ou aplicado sobre ele.

Impermeabilização:proteção das construções contra a infiltração de água.A impermeabilização é parte integrante do projeto.

Impermeabilização rígida:conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração.

Infiltração:penetração de água na construção por capilaridade ou percolação.

Manta:produto impermeável,pré-fabricado,obtido por calandragem,extensão ou outros processos, com características definidas.

Sistema de Impermeabilização:conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade às partes de uma construção.

Tecido:fibras de origem natural ou sintética que sofreram um processo de fiação ou tecelagem.

Trinca:abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente superior a 0,5 m e inferior a 1 m.

Umidade do solo:água existente no solo,aderida a esse e absorvida por suas partículas, podendo agir por contato lateral ou sob pressão capilar nos materiais empregados na construção.